Qualidade e Ambiente

Sistema de Gestão da Qualidade

A GABELEX – INDÚSTRIA DE TECTOS METÁLICOS S.A. é certificada de acordo com a norma NP EN ISO 9001, no âmbito da " Conceção, fabrico e comercialização de Tectos Metálicos e Perfis. Comercialização de Tectos Acústicos".

Política da Qualidade, Ambiente e Segurança

A Política da Qualidade, Ambiente e Segurança da GABELEX assenta nos seguintes princípios fundamentais:

  • Satisfação, Segurança e Valorização dos colaboradores (Zero acidentes e Zero doenças profissionais);
  • Prevenção ambiental (Zero acidentes ambientais e mínimo de impacte ambiental);
  • Conformidade do Produto e cumprimento da legislação e regulamentação aplicável);
  • Satisfação das partes interessadas;
  • Imagem e Interacção da GABELEX no meio e no mercado;
  • Melhoria contínua;

Pretende-se, que esta Política seja divulgada, compreendida e implementada por todos os seus profissionais, assim como promovida junto dos seus clientes e restantes partes interessadas.
 

Marcação CE

Os tectos metálicos GABELEX são produzidos e certificados de acordo com a normativa EN 13964 e apresentam marcação CE. Esta marcação certifica que os seus produtos estão em conformidade com a legislação da União Europeia e viabiliza a sua livre circulação no mercado europeu.

Desde o dia 1 de Julho de 2013, todos os produtos de construção na União Europeia abrangidos por uma norma harmonizada ou conforme com uma Avaliação Técnica Europeia devem ser acompanhados por uma declaração de desempenho. 
As declarações de desempenho dos tectos metálicos GABELEX estão disponíveis e poderão ser descarregadas na secção “Documentação”.

 

Análise de Ciclo de Vida

Uma Análise de Ciclo de Vida (ACV) é uma relação de todos os impactos positivos e negativos de um produto no ambiente. 
Para os tectos metálicos GABELEX os impactos são avaliados em cada etapa da vida do produto, nomeadamente, desde a extração das matérias-primas até ao fim da utilização do produto e à demolição do edifício, com informação associada aos resíduos, às emissões e ao consumo de recursos. 
Uma análise de ciclo de vida completa implica a obtenção de dados e a avaliação de todos os fluxos de entradas e saídas, assim como, dos potenciais impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida do produto. Deste modo, uma Análise de Ciclo de vida inclui a avaliação de materiais, energia, emissões para a atmosfera, descargas na água e no solo e os resíduos gerados em cada fase do ciclo de vida dos produtos.

Atualmente a GABELEX está a trabalhar na Análise de Ciclo de Vida e respectivas declarações ambientais dos seus produtos, pelo que em breve, estarão disponíveis e poderão ser descarregadas na secção “Documentação”.

 

Certificação ambiental 

Os sistemas de avaliação e certificação ambiental de edifícios surgiram com o objectivo de reduzir os impactes ambientais da construção e visa identificar edifícios com melhor performance, de forma a estimular a procura de edifícios mais sustentáveis, confortáveis e saudáveis.
Actualmente existem diversos sistemas de certificação ambiental de edifícios, que de uma forma geral, utilizam vários parâmetros comuns, mas que divergem nos critérios utilizados.
As certificações ambientais mais difundidas e utilizadas a nível internacional são LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design) e BREEAM® (Building Research Establishment Environmental Assessment Method).

LEED® é um sistema de certificação para avaliar a qualidade ambiental de edifícios desenvolvido pelo US Green Building Council nos Estados Unidos da América em 1998.

 

BREEAM® é um sistema de certificação britânico desenvolvido pelo BRE (Building Research Establishment) em 1990.

A certificação ambiental de edifícios em Portugal não é obrigatória. É de carácter opcional ou voluntário.
Os tectos metálicos GABELEX contribuem para as certificações ambientais de edifícios.

Sentimos orgulho no que fazemos e na forma como o fazemos!